quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Acidente, sorte ou Acaso?

Leia os trechos de textos abaixo e faça o seu comentário, se para você o descobrimento do Brasil foi um acidente, um golpe de sorte do azarado Pedro Alvares Cabral, ou foi o acaso que o levou a chegar ao Brasil.

"descobrimento do Brasil  foi  por acidente quando uma expedição de Portuguêses com destino a Índia, liderada por Pedro Álvares Cabral, que oscilou para o lado oeste durante a Páscoa, em 22 de abril de 1500, seu esquadrão avistou o Monte Pascoal na chamada Costa do Descobrimento, 50 km ao sul de PortoSeguro (Bahia). Sua viagem está relacionado na famosa carta de Pêro Vaz de Caminha. Até hoje não se sabe quando, onde e, acima de tudo, quem realmente descobriu o Brasil." 
Fonte: Brasil em alta - http://www.brasilemalta.net/descobrimento-do-brasil-resumo.html

"Ora, ora: que pergunta! Qualquer um sabe que Pedro Álvares Cabral leva a taça: em 1500, Cabral partiu de Lisboa e, intencionalmente ou não, "achou" a terra de Vera Cruz. Eis, de forma esquemática, a história da descoberta do Brasil.
Mas ainda me lembro das minhas aulas na faculdade de letras, quando um fantasma pairava sobre Cabral. O fantasma chamava-se Duarte Pacheco Pereira, e a polêmica durava cem anos por causa de uma obra do famoso navegador e cartógrafo revelada em 1892.
No seu "Esmeraldo de Situ Orbis", Duarte Pacheco dava conta da existência de "terra firme" a Ocidente, e de "muitas e grandes ilhas adjacentes a ela", para quem fosse "além" da grandeza do "mar oceano". Ano da viagem: 1498.
Pergunta inevitável: teria sido Duarte Pacheco o verdadeiro descobridor do Brasil, dois anos antes de Cabral?"
Fonte: 

“Cabral estava contornando a África para chegar à Índia, quando chegou ao cabo da Boa Esperança foi pego de surpresa por uma tormenta que o levou até as terras do que hoje se denomina Brasil “

Se ainda não conseguiu chegar a uma conclusão, pesquise na web, vá em bibliotecas e continue a pesquisa, mas não esqueça de compartilhar conosco a suas descobertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário